h1

Analfabetos e iletrados

Agosto 8, 2006

Li ou ouvi algures que hoje em dia se assiste muito mais a um fenómeno de iletrismo que de analfabetismo (Ó minha santa preferida!!! isto é uma espécie de plágio! e sem trackback!!).

Tendo em conta que os analfabetos muito provavelmente não tomarão conhecimento deste texto, dirijo-me então aos iletrados.

“Olá, tudo bem? =)”

Volto as minhas atenções novamente aos seres humanos de inteligência superior. (Isto deve ter reduzido bastante o número de pessoas que não fechou o browser)

Comecemos por: quem são os analfabetos? Ser analfabeto não é vergonha nenhuma, as pessoas não escolhem ser analfabetas (exceptuando raros casos?), é fruto da vida que vivem, do sítio onde vivem, e de uma escolha que um dia têm de tomar: trabalhar e sobreviver ou, esperem… não existe outra opção.
No entanto os analfabetos têm algo de muito bom, se pudessem, com todo o seu coração e cheios de força de vontade não o eram, e provam-no muitos velhotes que por vezes vemos a retomarem o ensino e a aprenderem a ler e a escrever e cheios de vontade, por uma vida de analfabetismo que decidem terminar mesmo na velhice!

Quem são os iletrados? OK esta certamente é mais difícil… Talvez alguns diriam que iletrados são aqueles obrigados a abandonar os estudos assim não sendo analfabetos, pois sabem ler e escrever e mais algumas coisitas. OK, há uma resposta para esta não-pergunta: NÃO! NÃO NÃO NÃO e NÃO! (Isto foi uma resposta ou cinco e meia?)

Um iletrado é alguém que pode ter a 4ª classe, o 7º ano, o 10º, um curso superior… É alguém que sabe ler, é alguém que sabe escrever, e alguém que sabe fazer contas, é engenheiro civil, médico ou trolha (trolha das obras, não no sentido de parvo :P).

Contudo é alguém que não sabe o que escreve, não sabe o que lê, não sabe para quê fazer contas, não tem noção da amplitude do mundo que o rodeia num sentido mais vasto do que o “Olá”, “adeus” e “férias no Algarve em Agosto”.

É alguém que escreve o que lhe vem à mente sem pensar, escreve, escreve mas nada significa.
Lê, mas não percebe ou na maior parte dos casos não se digna a tentar perceber as entrelinhas.
Ouve música, mas não a percebe, gosta apenas do ritmo e de pôr a bundinha a dançar.

É alguém que não merece metade do respeito dum analfabeto, porque na maior parte dos casos é iletrado, até pode ter noção disso, mas não se preocupa em ser mais. É um tubérculo, talvez seja uma batata frita.
É mais um para a manada, muitas vezes não sabe o que é a manada, várias vezes pensa que é contra ela.

É um saco de carne com vida lá dentro, mas sem alma. É um frasco vazio que nem sequer espera ser preenchido, ou preenche-se com inutilidades.

É curioso observar, nesta altura de excesso de informação, que a primeira coisa que ouvem é com o que concordam. Seguem religiosamente rumos que não são os seus e chamam-se de revolucionários.

São aqueles que nos fazem pensar que uma guerra nuclear e devastação da guerra humana até teria a sua piada. São um cristão, são um muçulmano, um americano, um palestiniano, são tudo o que se possa imaginar, são muitos dos que nos rodeiam. Demais.

Mas todos os dias olho para o resto, e vejo que vale a pena. Não converter os iletrados, esses raramente o quererão ou valerão o esforço, mas falar com alguém que tenha algo a dizer, mais que um sentimento, mais que uma emoção, e talvez isso e mais ainda.

Talvez falar com um analfabeto que tenha uma história para contar, que saiba o que quer dizer, que não desperdiça as palavras, pois sabe que estas são de ouro.

Parvo na Cadeira
porque cada vez os há mais por aí, talvez se identifiquem e percebam…

P.S.: Um post scriptum em formato digital é uma idiotice, tendo em conta que se pode sempre fazer edit😛

One comment

  1. muito bom esse texto amei vou apresentar ele no meu trabalho



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: